segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

NOSSO DESEJO DE MORTE FAVORITO



Quer saber qual é a visão-de-mundo que está por trás da Jihad terrorista e do Aquecimento Global? Então leia esta entrevista com Richard Landes, o único scholar que tem coragem de fazer esta conexão, sempre com a lucidez assustadora que lhe é peculiar.

Death Wish: Why Are We So In Love with the Apocalypse?

É impossível evitar o apocalipse estes dias. Se encontramos a efeito sob a forma de reportagens sobre o aquecimento global, ou o receio de o Irã conseguir a bomba, ou praga pânicos como H1N1, parece que estamos vivendo em um ponto alto de ansiedade apocalíptico, com Doomsdays horríveis espreitam em cada esquina.

E, no entanto, o fim nunca foi tão divertido. Roland Emmerich lançou seu mais recente blockbuster apocalíptico, em Novembro de 2012, e desde então temos desfrutado Zombieland, The Road, The Book of Eli, Legião e terrível mesmo poema de Al Gore, ler em voz alta na TV de manhã, na presença de um hipócrita bajulador. Muito mais está por vir, e isso é para dizer nada de videogames, livros, quadrinhos, ou metade da produção do History Channel.

O que está por trás desse fascínio com o fim? Dr. Richard Landes, professor de história medieval na Universidade de Boston, é um renomado estudioso dos movimentos apocalípticos que foi pensando Doomsday por quarenta anos. Ele é o editor da Enciclopédia de Millennialism e autor do Céu próximo na Terra: As variedades da experiência milenar. Landes é um pensador extremamente interessante, que aplica seus conhecimentos de apocalipses passado para nossos medos presentes, uma análise que informa frequentemente os artigos que ele publica em seu site os estábulos de Augias.

Recentemente eu telefonei-lhe da minha base no Texas, para falar sobre o caso da humanidade, o amor duradouro com o apocalipse. Eu peguei ele no aeroporto de Tel Aviv às 2 da manhã, e foi então que, num contexto de profundas da noite, que passou duas horas discutindo o fim do mundo:

Com todos esses filmes apocalípticos que sai, e os temores do aquecimento global, a peste ea proliferação nuclear correndo soltos, você acha que estamos vivendo uma era de ansiedade apocalíptico aumentou?

Você sabe, que é quase preciso uma paráfrase do que os jornalistas estavam perguntando-me na década de 90, enquanto no horizonte do ano 2000. Isso foi quando nós tivemos todos esses filmes sobre o planeta, destruindo cometas, e os temores do bug Y2K ... Há sempre uma tendência apocalíptica em nossa cultura, mas às vezes vem à tona.

Porque é que a força da crença apocalíptica tão forte?

Nosso amor para o apocalipse está conectado com o nosso sentido de nossa própria importância. Para viver na expectativa apocalíptica significa que você é a geração escolhida, para que em seu tempo de existência do enigma será resolvido. Ele apela para a nossa, por que eu quero dizer-humanity's megalomania: todos nós queremos acreditar que somos especiais, que Deus nos deu um lugar na primeira fila para os eventos mais importantes da história.

Mas de onde ela vem?

O Ocidente é fundamentalmente uma cultura apocalíptico. Ele veio com os primeiros missionários, quando foi para o norte para converter as tribos na Europa. As antigas crônicas falam de "boas novas", que teve de ser notícia do retorno iminente de Cristo. Você conhece a banda desenhada Francesa, Asterix e Obelix? Asterix tinha que beber a poção mágica para se tornar forte. Obelix caiu no caldeirão quando era um bebê, por isso ele não precisava beber. Essa é a relação entre a cultura ocidental e apocalipse.

Se fervor apocalíptico parece mais intensa agora é porque desde a Revolução Industrial, a sociedade ocidental foi construída sobre a idéia de mudança constante, e por isso precisamos de estar constantemente a pensar no futuro. Cenários como o Bug do Milênio ou o aquecimento global, assim, ter apelo especial para as mentes seculares, porque como são situações que nós mesmos criamos, pensamos que podemos solucioná-los.


Então nós continuamos olhando para o futuro, mas como a cultura ocidental sempre foi localizado um apocalipse no futuro, esse 'olhar para frente' inevitavelmente desperta arquétipos antigos e os temores sobre o fim dos tempos?

É como um flashback de ácido.

Que de alguma maneira a explicar por que a antecipação do juízo final se repete constantemente, apesar de todos os profetas foi errado ...

Bem, nós historiadores preferem dizer que os profetas foram mal até agora. Mas o ponto chave para fazer, e repito, é que a crença apocalíptica nunca é sem conseqüências, mesmo que seja errado. Por exemplo, uma idéia freqüentemente associada com o apocalipse é o do milênio, um período que antecedeu a final, durante o qual homens e mulheres devem viver no paraíso na terra. Isso pode ser bastante inofensivo em si mesmo, mas quando as pessoas decidem levar a cabo esse objetivo, e fazer acontecer em vez de esperar em Deus, os resultados podem ser desastrosos.

Graças às seitas como os povos de Jim Jones Temple, Koresh's Davidianos e Aum Shinrikyo no Japão crença Times End é freqüentemente associada no imaginário popular, por homicídio e suicídio em massa. É sempre perigoso?

No retórica é mais poderoso do que retórica apocalíptica, não existe maior motivação no repertório humano do que a crença de que um de cada ação é crucial para o destino final da raça humana.

Millennialism traz para fora o mais nobre e mais básico do comportamento humano, da fúria genocida dos cruzados e os nazistas, ao amor extravagante de um Francis ou um Gandhi. Se nós não entendemos o milenarismo, que não entendemos um elemento crítico de uma das maiores paixões da nossa cultura.

É poderoso e sedutor, e sim, ele pode ser incrivelmente subversivo, incrivelmente perigosa. Na China do século 19, um professor de aldeia chamado Hong Xiuquan fundido folhetos cristãos nativos com tradições milenares e formou o Taiping Heavenly Exército. Até 35 milhões de pessoas morreram em Hong lutou para estabelecer o paraíso na terra. E isso foi em uma época antes de armamento moderno!

Eu diria que os nazistas e os bolcheviques também deve ser entendida como secular movimento apocalíptico, sublinhando ainda as consequências potencialmente traumática da crença milenar.

In The Year 1000 Apocalyptic que você editou, você argumentar que o pânico, embora a idéia popular de que não havia massa na Europa, na véspera do primeiro milênio é um mito, no entanto, houve um longo período apocalíptico nas décadas antes e depois do ano 1000 , evidenciada pelos movimentos de massa, sinais e maravilhas no céu, um aumento de referências ao Anticristo em textos etc O ano de 2000 foi igualmente um fracasso, mas você acha que poderia estar passando por um similar "longo momento apocalíptico 'hoje? E se assim for, quando isso começou? Foi na década de 70 com Jim Jones eo Templo dos Povos, best-sellers ou livros de Hal Lindsey da profecia popular?

Isso é uma maneira interessante de olhar para ele. Eu pegaria todo o caminho de volta para 1968, quando muitas pessoas no Ocidente, acreditava que o mundo ia mudar, que os aviões a jato bombardeiro iam transformado em borboletas, e John Lennon estava deitado na cama com Yoko Ono no nome da paz no mundo. Esse foi um tema clássico milenar reconhecidamente de uma forma incrivelmente rasa que se você mudou a sua vida, você pode mudar o mundo.

Quais são os cenários apocalípticos dominante hoje?

Os dois mais atraente contemporânea secular profecias apocalípticas do nosso tempo são as Alterações Climáticas Globais e Jihad. Por secular que quero dizer com base em evidências empíricas, em vez de visões celestiais e textos antigos. Mas mesmo assim eles seguem a linha apocalíptica de destruição e renascimento e estão maduros para a transformação em movimentos milenar.

Global Jihad envolve atores inspirado por textos sagrados, mas o perigo de que eles podem fazer é muito real. Ela está se desenrolando em tempo real, assim podemos vê-lo e fazer observações. E assim que eu descreveria como um apocalipse secular.

Existem grandes diferenças entre apocalipses seculares e religiosos, além da divisão / empírica visionário?

Sim, eles são muito mais pessimistas. Global Warming promessas destruição sem um quadro redentora, exceto em certas interpretações New Age, que criou a promessa de que depois da catástrofe, uma sociedade mais harmoniosa surgirão, que fará a transição para "uma nova consciência".

Eu estou mais focado em Global Jihad. Mudança do Clima pode levar décadas para fazer efeito. Em Global Jihad o calendário de perigo é maior. Se um destes grupos recebe mão sobre uma arma nuclear, então poderia nos afetar no aqui e agora, com conseqüências desastrosas.

É interessante que aqueles que favorecem um cenário apocalíptico tendem a negar ou ignorar o outro. A 'esquerda' geralmente acredita fervorosamente no aquecimento global ao tentar negar o terrorismo islâmico, enquanto o "direito" tende a argumentar na direção oposta.

Sim, e ainda os dois se complementam. Na verdade, eles andam de mãos dadas. É o nosso consumo de combustíveis fósseis que se alimenta de dinheiro para a jihad global.

Se eu puder ficar no aquecimento global por um minuto, é uma crença comum de que as idéias apocalípticas recurso principalmente para os fracos, os marginalizados e oprimidos. Mas o aquecimento global parece ter apelo principalmente à elite, enquanto os chamados "massas" são freqüentemente hostil ou indiferente para ele. É este anormal?

Isso é verdade, mas no passado, muitos líderes de seitas apocalípticas eram membros da elite, especialmente os intelectuais, que sentiram que não tinham encontrado o seu lugar na sociedade. Por exemplo, Thomas Müntzer, que foi um teólogo e líder na Guerra dos Camponeses na Alemanha em 1520, era um homem bem-educado. Hong Xiuqan na China também foi incrivelmente inteligente, uma criança prodígio, mas não conseguiu os exames de função pública, que tinha algo como uma taxa de insucesso de 98%, e após essa rejeição, ele abraçou a crença apocalíptica.

Os líderes da Jihad Global também são bem educados homens de famílias ricas. E não se enganem: Global Jihad é um movimento absolutamente apocalíptico, que foi lançado em 1979, o ano de 1400 no mundo muçulmano. Não houve revolução no Irã, e uma revolta em Meca, liderada por um homem que se declarou o Mahdi, o salvador islâmico. E na Nigéria, houve uma rebelião que matou 10.000 pessoas.

Mas, enquanto o regime iraniano é explicitamente inspirado por uma ideologia messiânica xiita, sunita organizações terroristas como a Al Qaeda não fazem menção do fim ou o Mahdi ...

Eles não são apocalíptico no sentido de que eles falam sobre o fim dos tempos. Mas eles são, sem dúvida milenar. Na década de 1990 a Al-Qaeda decidiu que era possível tomar sobre o mundo, como um espelho da globalização ocidental. Eles sonham com a Sharia, que estabelece todos os lugares, e estão ativamente apocalíptico em como ir sobre ele, que pretende estabelecer o paraíso na terra pela primeira destruir o velho mundo. Este é um pré-moderno movimento de acesso à tecnologia moderna hyper. Como eu disse, mesmo que um pequeno grupo começa suas mãos em armas nucleares que poderiam causar uma catástrofe.

Milenarismo apocalíptico islâmico é o que eu chamo cataclysmic' ativos ', ou seja, estamos a ferramenta de Deus / arma para provocar a devastação necessárias para o reino milenar de ser realizado na terra. Esta é de longe a crença mais perigosos da história da humanidade. As pessoas precisam entender o grau em que nossa relutância em falar sobre isso realmente incentiva-lo.

Quanto tempo você acha que o movimento jihad vai durar? Milenar outros grupos apocalípticos, como os nazistas tinham uma vida útil relativamente curta. Os bolcheviques na URSS só foram verdadeiramente sanguinário e milenar por cerca de 30 anos. Neste momento, o regime iraniano parece estar em sérios apuros. Ele também não vai morrer?

Bem, talvez, mas há uma grande diferença entre o nosso mundo de hoje ea situação no passado. Graças à Internet os jihadistas pode recorrer a um conjunto muito maior de potenciais recrutas. Há 1,2 bilhão de muçulmanos no mundo. Assim Jihad Global tem o potencial de ser infinitamente auto-regeneração.

Dr. Landes, obrigado.

Obrigado.

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