sábado, 25 de junho de 2011

RESPOSTA; MORREU!!!

"Tudo passa e modifica, só o amor na danada é que fica."
Filósofo e profeta Aelindô



Animax Morre. Sony Spin é o sucessor.

Fãs de anime do Brasil, o inevitável finalmente aconteceu. O animax está morto. Depois de um ano agonizando, com uma progamação gradativamente menos anime, e mais lixo americano, o animax finalmente recebe o golpe de misericórdia.

Mas o que isso representa? O que era o Animax mesmo? Isso é grave?

Bem galera, uma pergunta de cada vez. Pra começar um pouquinho de história.

O Animax é um canal criado em 1998 no Japão exclusivamente para a veiculação de animes. Se era animação japonesa, então haveria chance de ser exibido no canal.

O canal só veio ao brasil no ano de 2005 e rapaz, esse foi um ótimo período para chegar no país. Nessa época, os fãs brasileiros de anime estavam realmente passando por uma seca dos diabos. Com a agonização do bloco toonami do cartoon network e a falta de animes decentes em TV aberta, só restava aos otakus brasileiros duas opções: baixar animes legendados ou comprar dvds alternativos. No mesmo período, no japão estavam bombando animes de sucesso como: Bleach, Naruto, One Piece e Death Note. Os fãs brasileiros só podiam ficar chupando o dedo.

Então, no mês de maio de 2005, animax estréia em terras brasilis. Substituindo o antigo locomotion (que ironicamente no passado veiculou animes de sucesso como Cowboy Bebop e Evangelion), o animax estreou com uma progamação de peso: Fullmetal Alchemist, Getbackers, Soul Hunter, Prince of Tennis, Hunter vs. Hunter, Vandread, Hellsing e Shin Chan foram alguns dos animes que faziam parte da programação inicial do canal, e detalhe, todos eles eram dublados em português. Foi a boia salva vidas que os otakus brasileiros estavam esperando.

No começo, essa boia só chegou a uma parcela restrita de otakus. Já que o animax era do grupo HBO, só as operadoras que possuíam canais da HBO receberam o Animax. Nesse ano de 2005 somente quem disponibilizava o canal eram: TVA, DIRECTV, WAY TV, TV CIDADE, TCM MOSSORÓ.

Apesar de um começo decente, o canal tinha problemas. Muitos dubladores dublavam diversos animes, o que passou a soar meio repetitivo, Fábio Lucindo que o diga, por ser um ótimo dublador, ele acabou aparecendo como uma dúzia de protagonistas no Animax. Outro problema, este mais de fato um “Problema”, era a falta de animes de renome, por exemplo, em 2006 o cartoon network adquiriu os direitos de naruto, o que foi um golpe forte no animax, afinal de contas, Naruto era somente um dos animes mais esperados. Bem, o canal não tinha um alcance tão forte que nem o cartoon, então os fãs não ligaram muito e nem reclamaram!!!… Mentira… o cartoon fez com Naruto o mesmo que fez com One Piece, ou seja, comprou uma versão editada nos Estados Unidos, e chamar esses edits americanos de porcos é pouco. Os fãs lamentaram sim que Naruto não veio sem cortes pro Animax. Sim, o Animax também presava por apresentar animes na versão mais fiel possível.

Com pontos ruins, e pontos bons, o canal acabou prosperando e em 2008 conheceu o seu auge. No ano de 2008 a HBO começou a ser exibida na net. O que isso quer dizer? O canal começou a chegar a mais telespectadores e começou a crescer. Nessa época animes novos começaram a chegar e a maior aquisição desse período foi o mega popular BLEACH. Simmmm, finalmente um dos meus animes favoritos chegava ao brasil, dos 3 medalhões japoneses, só um não era exibido no Brasil, o One Piece. Bleach por si só já foi espetacular como estreia, porém outro anime f*dido estreou também, EVANGELION!!!!!!!! Tudo apontava para um futuro brilhante pro animax. Eu mesmo já sonhava com, Cowboy Bebop, Death Note, Beck, One Piece, GTO e mais uma dúzia de outros animes de qualidade, inclusive esperando que o canal adquirisse animes antigos como YuYu Hakusho. A estréia de Death Note só veio trazer mais esperanças (além de me fazer jorrar sangue pelo nariz), e nem vou te falar o que eu senti quando o Fodástico Samurai X reapareceu na tv depois de longos anos.

Mas nem tudo foi maravilha nessa época, pois apesar de ser o auge, o fim começava a se desenhar também. Ao passo que os animes novos chegavam, uma leve ocidentalização do canal começou, uma ocidentalização que no futuro tomaria o canal como um câncer. Em 2008 de ocidental passava filmes enlatados americanos, clipes americanos (inclusive do infame rapper nerd MC FRONTALOT), e programas de auditório gringos como Distraction. Era o começo do fim…

Aos poucos, o auge passou e a descaracterização radical do canal começou à todo vapor. Primeiro, o canal deixou de ser direcionado a otakus e passou a focar nerds em geral. E isso tem diferença? Sim, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Nerd não é necessariamente otaku e enfiar na nossa goela aquele tosco do mc frontalot (o “MCNERD”) a cada maldito intervalo mostrou muito bem qual era a intenção dos chefões que controlavam o canal. Segundo, otaku que é otaku, nem a pau misturaria cultura japonesa, com programas americanso, NO FUCKING WAY. Anime é sagrado para um otaku e ao misturar tudo, o canal já dava sinais que ia mudar… e pra pior.

Depois de pesquisar, descobri que essa ocidentalização, foi algo exigido pela sony e não só pro ANIMAX do Brasil, mas pra diversos ANIMAX ao redor do mundo. O Animax Portugal por exemplo, que era até mesmo visto com inveja por nós brasileiros, teve sua quantidade de animes reduzidas e foi obrigada a exibir Live-Actions gringos.

A ocidentalização do Animax Brasil atingiu seu auge no ano passado, quando a sony anunciou que os animes só seriam exibidos de madrugada. Pra mim esse foi o fim, o que viria dali em diante seria só humilhação, meses no qual eu nem mesmo parava pra ver o que passava no canal, pulava direto pro SYFY. Após meses dessa agonia bisonha , exibindo essa progamação LIXO americana, o animax finalmente vai ser posto pra dormir pela maldita sony. E mais uma vez, a maldição do fã brasileiro de anime parece que se concretiza. Só que desta vez não estamos sós. A Sony oficializou o fim do canal Animax não só no Brasil mas também em Portugal, Espanha e África do Sul. É uma grande perda para os fãs ocidentais de anime.

No brasil o animax virará o SONY SPIN (nem vai ser um canal sony de segunda linha, nãooooo), em outros países outros canais foram criados para substituir o animax (portugal por exemplo o canal novo chama-se AxN Black, bem mais macho que Sony Spin).

Lamentar é o que resta. E refletir. Será o declínio do anime no ocidente? Ou somente a velha incompreensão dos executivos ocidentais para com essa forma de mídia. Porém isso é assunto de outro tópico. Agora é correr atrás de formas alternativas de ver nossos animes favoritos e depois essa galera de terno reclama da pirataria.

harrysickboy

Nenhum comentário:

Postar um comentário